Notícias

As últimas Notícias sobre o setor Sucroalcooleiro

Usina Coruripe é reconhecida internacionalmente pelos resultados em segurança do trabalho

Usina Coruripe é reconhecida internacionalmente pelos resultados em segurança do trabalho

08/03/2021 07:37:00

Companhia foi a vencedora regional das Américas na categoria "Inovação em Segurança"

A Usina Coruripe, uma das maiores do setor sucroenergético no país, foi vencedora regional das Américas no prêmio “DuPont Safety & Sustainability”, considerado um dos mais importantes do mundo nas áreas de segurança, sustentabilidade e gestão de operações. A companhia foi reconhecida, na categoria "Inovação em Segurança", pelo case “Segurança como valor para transformar a cultura corporativa”, que apresentou a evolução do programa Zero Acidente Sempre. A premiação internacional, realizada no dia 4 de março, reconhece as melhores práticas de empresas que priorizam a segurança dos seus colaboradores.

Lançado em 2002, o prêmio DuPont Safety & Sustainability é bienal e atrai projetos de indústrias de diversos países, entre eles França, Alemanha, Itália, Cazaquistão, Arábia Saudita, Turquia e Emirados Árabes Unidos. É considerado benchmark da indústria e amplamente reconhecido para "operações limpas, verdes e enxutas". Em sua 14ª edição, o prêmio reconhece empresas que foram inovadoras em sua abordagem para salvar vidas, proteger o meio ambiente e melhorar as operações. Além disso, a premiação posiciona as companhias vencedoras na liderança de ações relacionadas a segurança, sustentabilidade e gestão de operações, além de servir de inspiração para outras empresas.

O programa “Zero Acidente Sempre” foi desenvolvido pela Coruripe em 2013, com o objetivo de traçar as melhores estratégias para reduzir o número de acidentes na empresa. Com a iniciativa, a companhia realizou um amplo trabalho para mudança comportamental dos colaboradores, buscando promover atitudes seguras e preparando as lideranças para ajudar as equipes. Com o programa, foi possível reduzir o número de acidentes com afastamento em 95%, passando de 409 por ano (em 2012) para 20 (em 2020). “É com muita satisfação que recebemos essa premiação da DuPont, que confirma nossas ações direcionadas à segurança dos nossos colaboradores. Temos o compromisso com a saúde e bem-estar daqueles que trabalham conosco e esse valor está presente em nossa atuação no mercado", afirma o presidente da Usina Coruripe, Mario Lorencatto.

Segundo ele, desde 2013, foram desenvolvidas iniciativas de treinamento, aperfeiçoamento profissional e comunicação para o fortalecimento do Zero Acidente Sempre. "Com a redução no número de acidentes, além do bem-estar das pessoas, que é nosso principal objetivo, aumentamos nossa produtividade e reduzimos despesas, registrando uma economia de R$ 35 milhões", complementa.

Sobre a Usina Coruripe

A Usina Coruripe, controlada pelo grupo Tércio Wanderley, com sede em Coruripe (AL) e fundada em 1925, é a maior empresa do setor sucroenergético no Norte/Nordeste. Está também entre os maiores grupos do setor em Minas Gerais e é uma das 10 maiores do Brasil. Com quatro unidades em Minas Gerais (em Iturama, Campo Florido, Carneirinho e Limeira do Oeste), uma em Alagoas (Coruripe) e um terminal ferroviário próprio em Fernandópolis (SP), a Usina Coruripe possui capacidade de moagem de 15 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, produz mais de 1 milhão de toneladas de açúcar, cerca de 500 milhões de litros de etanol, com capacidade de armazenagem de cerca da metade dessa produção, e comercializa energia renovável produzida a partir da queima de biomassa.

 

Taiane Rocha
Gerente de atendimento