Participação Cana Moída

Participação da Cana moída pelos Associados da Asforama para a Usina Coruripe

Participação da Cana moída pelos Associados da Asforama - Associação dos Fornecedores de Cana da Região de Iturama, para as Unidades da Usina Coruripe (Polo Iturama-MG)

Historicamente, toda a cana-de-açúcar moída na nossa região - primeiro pela Destilaria Alexandre Balbo e depois pela Usina Coruripe em suas filiais de Iturama, Limeira do Oeste e Carneirinho, não oriunda de suas próprias lavouras, cultivada nos municípios de Iturama, União de Minas, Carneirinho, Limeira do Oeste, Campina Verde e São Francisco de Sales, tem como origem as lavouras de associados da Asforama (Associação dos Fornecedores de Cana da Região de Iturama MG). Na safra 1999/2000, os associados da Asforama forneceram cerca de 700 mil toneladas de cana, plantadas e colhidas em uma área superior a 9.000 hectares. Essa quantidade cresceu significativamente ao longo dos anos, alcançando mais de 3,24 milhões de toneladas na safra 2024/2025, em áreas cultivadas com aproximadamente 44.000 hectares. Esse crescimento reflete a importância da Asforama como representante dos fornecedores e sua contribuição para o fortalecimento do setor canavieiro na região.

Gráfico

Esses três municípios do Triângulo Mineiro são fundamentais para o setor canavieiro de Minas Gerais, com a Usina Coruripe desempenhando um papel central. A empresa, presente nas cidades de Iturama (desde a década de 1990), Limeira do Oeste (desde 2005) e Carneirinho (desde 2008), possui capacidade de moagem de 8,8 milhões de toneladas de cana-de-açúcar por safra.

Anualmente, a Usina Coruripe em todas as suas unidades (polo Minas e Nordeste), produz mais de 1,28 milhão de toneladas de açúcar e cerca de 480 milhões de litros de etanol, além de energia elétrica a partir da biomassa. A produção local (polo Iturama) é impulsionada por uma relação de confiança entre a Usina e Fornecedores, tendo o percentual de cana de açúcar processada proveniente de produtores locais parceiros oscilando em torno de 40%, contribuindo assim para a geração de empregos e desenvolvimento regional.




Fonte: Usina Coruripe