O Papel do Consecana e a Criação do Consecana Iturama
No final da década de 1990, o setor canavieiro brasileiro passava por mudanças significativas, resultados das desregulamentações estatais, especialmente na forma de comercializar a cana-de-açúcar. Em São Paulo, o Consecana (Conselho dos Produtores de Cana-de-Açúcar, Açúcar e Álcool do Estado de São Paulo, criado em 1998), tornou-se uma referência nacional. Aquele conselho estabeleceu um modelo de precificação que levava em conta a qualidade da cana — como os níveis de açúcar (ATR, Açúcar Total Recuperável), impurezas e outros fatores —, atrelando o preço da matéria-prima aos valores de mercado do açúcar e do etanol, garantindo uma negociação menos desequilibrada entre produtores e indústrias.
Inspirado nesse modelo, foi criado em 1999 o Conselho dos Produtores de Cana-de-Acucar, e Fabricante de Acucar e Alcool de Iturama | Consecana Iturama, que passou a ser responsável por negociar as condições de entrega — incluindo qualidade, impurezas e níveis de açúcar — e os preços da matéria-prima entre os produtores de cana-de-açúcar, representados pela Asforama, e a indústria, que na época já era a Usina Coruripe, após esta adquirir a Destilaria Alexandre Balbo. A criação do Consecana Iturama foi um passo importante para formalizar e diminuir o desequilíbrio de força nas relações comerciais Industria x Produtor Canavieiro na nossa região.