Notícias

As últimas Notícias sobre o setor Sucroalcooleiro

Os benefícios da aplicação de torta de filtro no canavial

27/03/2017 08:20:00

A torta de filtro é um importante resíduo da indústria sucroenergética, proveniente da filtração do caldo extraído das moendas no filtro rotativo. A concentração da torta de filtro é constituída de cerca de 1,2 a 1,8% de fósforo e cerca de 70% de umidade, que é importante para garantir a brotação da cana em plantios feitos em épocas de inverno na região Centro-Sul. A torta também apresenta alto teor de cálcio e consideráveis quantidades de micronutrientes. E proporciona melhor desenvolvimento radicular e menores riscos de toxidez da planta por alumínio.

Em torno de 50% do fósforo da torta pode ser considerado prontamente disponível. O restante será mineralizado mais lentamente. A torta é empregada principalmente em cana-planta, nas dosagens de 80 a 100 toneladas por hectare (torta úmida); em área total, de 15 a 35 toneladas por hectare (sulco) e 40 a 60 toneladas por hectare na entrelinha das soqueiras, substituindo parcial ou totalmente a adubação fosfatada, dependendo da dose de P2O5 recomendada.

A elaboração da compostagem da torta de filtro adicionando gesso, cinzas de caldeiras e palhada, tem agregado valor à torta de filtro, melhorando sua concentração em nutrientes e reduzindo sua umidade, o que pode ser vantajoso para o transporte a distâncias maiores e desvantajoso para plantios em épocas de estiagem.

Existem três formas básicas de utilização da torta de filtro como fertilizante orgânico, que estão descritas, abaixo:
- A aplicação em área total geralmente é realizada durante a renovação ou implantação de novos canaviais para aumentar o teor de matéria orgânica e condicionar o solo. Deve ser aplicada em grande quantidade e posteriormente incorporada ao solo através de gradagens.
- Em sulcos de plantio é feita em canaviais que serão estabelecidos, visando o fornecimento de nutrientes de acordo com as necessidades das plantas.
- A distribuição nas entrelinhas também ocorre em canaviais estabelecidos, para o condicionamento do solo, posteriormente é feita uma incorporação por cultivadores de disco.
A aplicação de torta de filtro em área total, no sulco ou nas entrelinhas da cana-soca é uma prática usual, facilitada pelo desenvolvimento de implementos próprios, como carretas para aplicação e, mais recentemente, também por meio de plantadoras mecanizadas com compartimento para a torta.

Auro Pardinho, gerente de marketing da DMB Máquinas e Implementos Agrícolas, localizada em Sertãozinho, SP, líder no segmento cana, explica que a Carreta sulcadora e distribuidora de torta de filtro - Plantadora de Torta - foi desenvolvida para realizar a sulcação de 2 linhas de cana com simultânea distribuição de adubo e torta de filtro no sulco de plantio.

O equipamento é acoplado no trator através de torre de engate nos três pontos e possui um ponto de articulação por pino bola para facilitar as manobras. Possui ainda 2 rodas de ferro que trabalham dentro do sulco, para permitir a operação do equipamento em áreas com declive mais acentuado.

Já a carreta distribuidora de torta de filtro é um implemento destinado a fazer a distribuição de torta de filtro no sulco de plantio da cana-de-açúcar, proporcionando economia de fertilizantes químicos e melhoria da matéria orgânica do solo. A distribuição da torta é feita de maneira uniforme em dois sulcos simultâneos através de bandejas vibratórias sendo levemente incorporada no fundo do sulco por 2 escarificadores traseiros, que são acionados por sistema hidráulico. De acordo com Pardinho, trata-se de dois equipamentos com grande aceitação no mercado, pois são de fácil manuseio e contribuem para o desenvolvimento de canaviais mais produtivos e longevos.

 

Fonte: CanaOnline